Aprimora CIJ em Porto Alegre acontece nesta quinta e sexta-feira
Debater e qualificar a rede de proteção à infância e juventude. Esse é o objetivo do projeto Aprimora CIJ, que será realizado nsta quinta-feira e sexta-feira no Palácio da Justiça e Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJRS. Destinado aos profissionais que integram, no âmbito dos municípios, o Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude , o evento debaterá temas como acolhimento familiar e entrega voluntária de bebês.
A atividade integra o projeto "Aprimora CIJ", iniciativa da Coordenadoria da Infância e Juventude do Judiciário do Rio Grande do Sul que busca fortalecer as relações institucionais e interinstitucionais no âmbito do Poder Judiciário, envolvendo os integrantes do sistema de garantia de direitos.
No dia 5/12, das 13h30min às 18h30min, magistrados, servidores e equipes técnicas participarão dos "Diálogos Permanentes". No evento destinado ao público interno, serão discutidas demandas relacionadas aos processos de trabalho pertinentes à área da infância e juventude.
No dia 6/12, das 9h às 17h30min, ocorrerá o seminário "Diálogos Emergentes", com debates sobre acolhimento familiar, escuta especializada e entrega voluntária de bebês. O evento será realizado no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJRS , com credenciamento a partir das 8h30min. Confira a programação.
Na edição de Porto Alegre, a execução do Projeto contará com a parceria do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Serão abordadas temáticas como a Lei Henry Borel, que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes; Escuta Especializada e Depoimento Especial e o papel da rede de proteção; Entrega voluntária de bebês e diretrizes para o atendimento adequado de gestantes e parturientes; e Acolhimento Familiar como medida protetiva prioritária.
A participação no seminário ocorrerá mediante a doação de um livro de literatura infantil ou infantojuvenil novo ou seminovo, que será posteriormente destinado aos Serviços de Acolhimento representados no evento.