Novo Centro de Operações da Polícia Militar em Porto Alegre é inaugurado com recursos destinados pelo Judiciário
Foi realizada nesta segunda-feira a cerimônia de inauguração do novo Centro de Operações da Polícia Militar em Porto Alegre. A realização da obra contou com o aporte financeiro do Judiciário gaúcho que, em dezembro de 2023, promoveu o repasse de R$ 1,4 milhão, por intermédio da Administração liderada pela ex-Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que tinha o atual Presidente, Desembargador Alberto Delgado Neto, na 1ª Vice-Presidência.
A magistrada participou do evento, representando a Presidência do Tribunal de Justiça. Em seu pronunciamento, a Desembargadora Iris destacou que o Poder Judiciário gaúcho destinou o montante mediante redução de dotação orçamentária do Poder Judiciário e que os recursos foram utilizados como fonte para suplementação no orçamento da Brigada Militar. "O momento é de realização e alegria por mais esta parceria firmada com o Executivo, em benefício da sociedade, pois esta iniciativa irá auxiliar na redução das ocorrências de delito, colaborando com a Segurança Pública do Estado, que é uma das áreas mais sensíveis existentes", disse a ex-Presidente do TJ.
O Governador Eduardo Leite, por sua vez, agradeceu o apoio do Tribunal de Justiça e enfatizou que se trata de mais uma parceria firmada entre os Poderes na Segurança Pública. "Recordo também de ação conjunta com o Judiciário, no caso o NUGESP, que resultou no término de presos algemados em viaturas da Brigada Militar", afirmou o Chefe do Poder Executivo. Já o Comandante da Brigada Militar, Coronel Coronel Cláudio dos Santos Feoli, destacou que a atitude do Judiciário proporcionará maior agilidade e qualidade no atendimento das demandas da população. Ele recordou que as antigas instalações do COPOM foram destruídas durante o incêndio, ocorrido em julho de 2021, na antiga sede da Secretaria da Segurança Pública.
Durante a cerimônia, também ocorreu a entrega do primeiro lote de câmeras corporais à Brigada Militar , composto por 300 bodycams de um total inicial de 1000 equipamentos. O 9º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre, responsável pela área central da capital, será o primeiro a utilizar as bodycams entregues. Outras 60 câmeras corporais serão encaminhadas ao Departamento de Ensino da BM para treinamento.