Presidente Alberto recebe Medalha do Mérito Judiciário do TJPA
O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, foi um dos agraciados, nesta quinta-feira , com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJPA, em solenidade ocorrida durante o XII Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil , cuja abertura ocorreu ontem à noite, em Belém.
"Estou muito feliz com a homenagem recebida, pois é a demonstração do trabalho desenvolvido por magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do nosso Judiciário gaúcho em prol da sociedade. Atuamos unidos com os demais Tribunais sediados no Estado, pois sempre falo que o Judiciário é um só, em busca do aperfeiçoamento constante da prestação jurisdicional.", disse o Presidente Alberto. "A honraria também reforça a importância da união do CONSEPRE em busca de um judiciário cada vez mais forte!", concluiu.
A Chefe do Judiciário paraense, Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, destacou que a honraria atende ao dever do Poder Judiciário de promover o devido reconhecimento às autoridades que merecem a gratidão e a admiração do povo e da Justiça, devido ao empenho em benefício das causas públicas. Disse ainda que a Medalha no Grau Grã-Cruz foi outorgada por decisão unânime dos integrantes do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, que também foi entregue aos demais Presidentes de Tribunais Estaduais participantes do evento. O Desembargador Alberto esteve acompanhado pelo Juiz-Assessor da Presidência, André Pires.
O Presidente Alberto já foi homenageado pelo CONSEPRE, em agosto deste ano, devido à iniciativa realizada no começo de maio, quando obteve autorização junto ao CNJ referente ao repasse de verbas pecuniárias de Tribunais de todo o Brasil para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Até agora já foram destinados mais de R$ 200 milhões, distribuídos aos municípios gaúchos em situação de calamidade pública.
Encontro
Até o sábado , os Presidentes dos Tribunais Estaduais do Poder Judiciário Brasileiro permanecerão reunidos, promovendo a troca de experiências administrativas e judiciais, além da intermediação das relações entre os Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal e as diferentes esferas de governo, além do estudo e debate sobre matérias jurídicas e de questões judiciais e administrativas com repercussão em mais de uma Unidade da Federação.
O Presidente do CONSEPRE, Desembargador Carlos Alberto França, agradeceu a participação de todas as pessoas presentes, destacando a importância dos palestrantes e dos temas debatidos durante o evento, entre eles a gestão de precatórios pelos Tribunais Estaduais, os tópicos atuais da judicialização da saúde pública e a inovação do Poder Judiciário.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça , Ministro Luís Roberto Barroso, participou da abertura de forma virtual. Ele agradeceu aos Tribunais pelo apoio em ações como a criação do Exame Nacional da Magistratura e o Exame Nacional para Cartórios. O Ministro falou sobre o avanço do uso da inteligência artificial para tornar o Judiciário mais eficiente e anunciou o lançamento do programa de descarbonização do Poder Judiciário, com recomendações para a redução do impacto da emissão de carbono, para combater as mudanças climáticas.