TJRS é parceiro institucional da Bienal do Mercosul
Foi lançada nesta terça-feira, 19/11, a 14ª edição da Bienal do Mercosul, um dos maiores eventos culturais da América Latina. O evento, que acontecerá em Porto Alegre de 27 de março a 1º de junho de 2025, conta com o apoio institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul .
O apoio consistirá na confecção de materiais educativos do evento: uma publicação que reunirá artigos e estudos sobre esta edição, e dois livretos destinados a estudantes - um dirigido a crianças abrigadas e outro a escolas da rede pública .
Conforme a Diretora de Comunicação Social do TJRS, Adriana Arend, a parceria integra a celebração dos 150 anos do TJRS. “O Tribunal faz aniversário e quem ganha presente é a sociedade, com entregas relacionadas à responsabilidade socioambiental – um dos objetivos estratégicos do Tribunal gaúcho”, explica a Diretora. “É o Tribunal fazendo a sua parte, como poder público, em especial após a tragédia climática vivida pelos gaúchos neste ano de 2024.” Ela esteve presente ao lançamento, ao lado da Diretora do Departamento de Imprensa, Rafaela Souza, e do Diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital, Fabio Berti.
No início do mês de novembro, o TJRS também integrou a Virada Sustentável como parceiro socioambiental, com a inauguração do mural em homenagem a Lupicínio Rodrigues na parede do Foro Central II , no caminho da Orla, e do plantio de uma microfloresta urbana, com 300 árvores, na esplanada do Foro Central I . Além de proporcionar a 300 estudantes de escolas públicas visitação aos eventos relacionados à Virada, além de participarem de um júri simulado no Memorial do Judiciário, relacionado à temática ambiental.
No dia 7 de dezembro, o TJRS integrará a Noite dos Museus, com exibições da história dos seus 150 anos na fachada do Palácio da Justiça, bem como visitas guiadas à exposição do sesquicentenário no mesmo prédio, situado na Praça da Matriz, Centro Histórico da Capital.
Sobre a Bienal
Durante 66 dias, 76 artistas terão suas obras expostas em 18 locais da Capital. A projeção, segundo a Fundação Bienal, é alcançar um público de mais de 750 mil pessoas e 90 mil visitas mediadas. Serão 35 dias de transporte de alunos da rede pública escolar, e todos terão visitas guiadas. A expectativa é atender 15 mil crianças e jovens.
Pela primeira vez, locais populares da cidade receberão exposições: Restinga, Lomba do Pinheiro e Zona Norte, o Museu do Hip Hop e o Pop Center.
Saiba mais sobre o evento: Bienal do Mercosul anuncia artistas e espaços da sua próxima edição