Administração do TJ realiza visita às obras da reforma do Foro de Santa Maria
A comitiva do Tribunal de Justiça, liderada pelo Presidente Alberto Delgado Neto, verificou nesta quinta-feira o andamento da reforma do Foro da Comarca de Santa Maria. Na chegada, os magistrados foram recepcionados pelo Diretor do Foro, Juiz Vinicius Borba Paz Leão, que ao lado do Diretor de Infraestrutura do TJ, Giovani Lino, demonstrou os avanços da obras, cujo prazo para o encerramento está previsto para outubro de 2025.
O Presidente Alberto, durante entrevista para a imprensa local, informou que a reforma geral da edificação propõe a reorganização e adequação dos layouts, convertendo o edifício para o modelo Foro Digital. "Além disso, está prevista a ampliação de área para a construção de novo acesso, bem como a instalação de novos elevadores de acesso exclusivo para magistrados e servidores, com acesso direto aos gabinetes, assessorias e cartórios", destacou. O magistrado acrescentou que o Foro Digital está ligado à nova era tecnológica da Justiça gaúcha, que já concluiu a digitalização de todos os processos físicos.
O Diretor Lino, por sua vez, destacou que já estão em fase de execução, também, a substituição dos elevadores existentes, a revitalização de pisos e esquadrias, pinturas internas, manutenção dos banheiros públicos, substituição de forro, elaboração de novas redes elétricas e lógicas, substituição do sistema de climatização e iluminação, adequação do PPCI, dentre outros serviços. Enfatizou ainda que, em decorrência dos ruídos, barulhos excessivos e necessidade de desocupação de espaços decorrentes de uma execução de obra concomitante ao desenvolvimento dos serviços jurisdicionais, a Comarca passou a contar com uma edificação locada, localizada na Rua Alameda Buenos Aires, nº 97, em região bem próxima ao prédio principal, para onde foram realocados os serviços jurisdicionais essenciais durante a fase da reforma.
Logo após a visita às obras, os magistrados da Administração estiveram reunidos com os servidores da Comarca, dialogando sobre projetos e iniciativas da Justiça, bem como ouvindo as reivindicações. "Nossa ideia é ampliar este contato direto com os magistrados e servidores, conversando pessoalmente com o maior número possível, para reforçar a todos nossa preocupação com eles, pois representam o nosso maior patrimônio", disse o Presidente Alberto.
Visita à Prefeitura
No começo da noite, a Comitiva do TJ realizou visita institucional ao Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. O Chefe do Executivo Municipal agradeceu o repasse de R$ 5,2 milhões para Santa Maria, através de intermediação com a Defesa Civil do Estado, que distribuiu os recursos arrecadados pela Justiça para os municípios em calamidade pública devido às enchentes. "O valor destinado pelo Judiciário foi fundamental para a execução de medidas necessárias ao atendimento dos atingidos", disse o Prefeito. O Presidente Alberto lembrou que a verba foi obtida pelo TJRS junto ao CNJ, que autorizou o repasse de penas pecuniárias de todo o Brasil, cujo montante já está em aproximadamente R$200 milhões, destinados a 95 cidades.
Também participaram da comitiva do TJ o 1° Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório; o 2° Vice-Presidente, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes; o Presidente dos Conselhos de Inovação e Tecnologia e de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira; a Ouvidora da Mulher, das Pessoas LGBTQIAPN+ e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Desembargadora Jane Maria Vidal; o Desembargador Afif Jorge Simões Neto; os Juízes-Corregedores Alejandro César Rayo Werlang, e Bruno Massing de Oliveira.