Projeto Partiu Aula na Justiça realiza formatura de mais uma turma
O Programa Partiu Aula na Justiça realizou, nesta quinta-feira , a formatura de oito jovens da 6ª turma do 2º ciclo do projeto. Durante a cerimônia, que ocorreu no Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente , o grupo recebeu os certificados de conclusão.
O Juiz de Direito Charles Bittencourt, um dos coordenadores do projeto, destacou o número de jovens que passaram pelo projeto e os resultados positivos que trouxeram para a sociedade. "Estamos finalizando a sexta turma, foram mais de 150 adolescentes que passaram pelo projeto. Nesta atividade, eles têm um protagonismo significativo, participando de várias oficinas e utilizando uma linguagem próxima, especialmente pela cultura do Hip Hop. Cada vez mais, a cultura se torna uma forma de resgate, permitindo que os jovens se expressem através da música", completa o magistrado.
Durante a solenidade, foi exibido um clipe com música e letra de rap, criado e produzido pelos alunos nas dependências do prédio da CIACA.
A assistente social Caroline Claraz participou da última aula antes da entrega dos certificados e realizou uma atividade final com os adolescentes. "Essa avaliação é feita para acompanhar o progresso e verificar se o projeto está evoluindo. A primeira avaliação é realizada no início, com questões que abordam temas relevantes, como machismo, identidade de gênero e trabalho infantil. No final do ciclo, são feitas as mesmas perguntas para medir os ganhos que eles tiveram durante o projeto", explica Caroline.
Uma jovem de 15 anos que concluiu o projeto acredita que a experiência representa um recomeço. "Os temas abordados durante as aulas foram muito importantes. Pretendo alcançar meus novos objetivos a partir daqui", ressalta ela.
Estiveram presentes no evento a Defensora Pública Andreia Paz Rodrigues, o Promotor de Justiça Pedro Jardel Coppete e a Coordenadora Pedagógica da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul , Clarissa Quadros, e o o mediador no Partiu Aula e Produtor Cultural Kanhanga, além de pais e amigos dos formandos.
Partiu Aula na Justiça
A iniciativa combina arte e música, com o objetivo de aprofundar o senso crítico e cultural, preparando adolescentes envolvidos em atos infracionais para o mercado de trabalho, com dados relevantes na redução da reentrada dos adolescentes no sistema socioeducativo juvenil e sistema adulto. O Partiu Aula na Justiça começou em 2022, resultado de parceria entre Poder Judiciário Estadual, através do Justiça Instantânea , o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região e o Ministério Público do RS.